Roadtrip de Campervan pela Califórnia!
Fizemos nossa tão esperada viagem numa Campervan pela Califórnia!
E como a proposta dessa viagem era sentirmos a liberdade de estar na estrada, sem luxo e sem se preocupar com os mínimos detalhes, reservas de hotel e tudo mais que uma viagem convencional exige, eu (Fabio) assumi toda a responsabilidade, puxei a bola para o meu campo, bati no peito e disse para Beth, só vai que do resto eu cuido. Então fomos apenas com a reserva da campervan, expectativa a mil e o roteiro eu decidiria na hora, a única coisa que sabíamos é que iríamos ao Yosemite National Park… Partimos empolgados e sem roteiro, em busca dessa tal liberdade!
Vem com a gente que vamos contar tudo sobre essa nossa experiência nas estradas da Califórnia.
A tempos colocamos no topo da nossa “travel list” uma viagem de campervan e muita gente falava: Ah! mas vocês já viajaram de motorhome é a mesma coisa não não é?
E na verdade e não é! Se considerar que tudo é casa com rodas ok, mas no geral a diferença é que as campervans são menores e mais simples, inclusive é muito comum NÃO TER BANHEIRO (rsrs), daí já vem um desafio a ser superado. A ideia de não ter um chuveiro, nem onde fazer um xixi durante a noite tira a gente da zona de conforto. Por outro lado, pode ser realmente uma oportunidade de se conectar com as coisas simples da vida, de viver, mesmo que alguns dias, com escassez de recursos, isso faz a gente refletir sobre nosso estilo de vida, e no fim ter a sensação de liberdade, de seguir adiante e não se preocupar em ter que voltar para um hotel no fim do dia… ou da noite.
Sair sem um roteiro para a viagem é uma coisa, não se preparar nem se preocupar com nada é outra! Então, para a aventura sair do papel começamos a pesquisar o veículo que iríamos alugar. Fora do Brasil são muito conhecidos como RV (Recreational Vehicle), contamos 110% com o conhecimento e a pronta ajuda do pessoal da Motorhome Trips, a mesma empresa que alugamos nosso motorhome quando passamos mais de 40 dias pela Flórida. Nosso destino era a Califórnia e eles indicaram a Travellers Autobarn, que são especialistas em aluguel de campervan no EUA com um vasto conhecimento nesse segmento pois já atuam a muitos anos com aluguel de campervan na Austrália, aluguel de campervan na Nova Zelândia e até no Japão.
Outra opção que a Travellers Autobarn nos deu foi fazer o aluguel de campervan em Las Vegas, mas decidimos juntos com a Motorhome Trips a melhor data aliando custo/benefício para uma roadtrip de 6 dias pela Califórnia, deixamos Las Vegas para outra hora, então escolhemos o modelo Kuga, umas das mais simples. Mas ainda vamos falar mais sobre a experiência de não ter traçado um roteiro!!!
A gente não via a hora de embarcar nessa jornada pela Califa, para completar os preparativos fechamos nossas passagens com milhas, somos loucos por milhas e se quiser saber mais, segue a gente lá no Instagram @canseiviajei, depois disso fechamos os últimos itens imprescindíveis: o Seguro Viagem, não dá para viajar sem, inclusive tem países que nem deixam a gente entrar se não tiver e o Chip de Celular, impossível pegar a estrada sem, aliás não dá pra ficar sem celular, principalmente em outro país não é mesmo? Nesses links você vai ter descontos e são exatamente o que usamos em nossas viagens.
Itens básicos para partir, arrumamos nossas malas com o mínimo possível, claro, sempre de olho na previsão do tempo, que embora tenha havido nevascas semanas antes da nossa ida, não estava tão frio, com exceção dos parques pois ficam bem no alto das montanhas.
Desembarcamos no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), todos os terminais são atendidos pelo LAX Shuttle Bus, que opera 24 horas por dia, na calçada do nível inferior de chegada, para um UBER ou outro você deve procurar pelo LAX it, é tudo identificado na cor verde, fácil de achar, essa shuttle leva até a área destinada aos carros de aplicativos, não tem erro é tudo identificado e foi isso que fizemos, pedimos um UBER e dali até o local de retirada da campervan não dava nem 20 minutos.
LAX it é o serviço de transfer para a área destinada a transporte por aplicativos.
Chegando na Travellers Autobarn, já com nosso contrato de locação em mãos, fomos recebidos e preenchemos um formulário no computador com informações básicas, nos direcionaram para os fundos da loja onde nos mostraram nossa Kuga e fizeram uma breve apresentação dos itens básicos, e acreditem é tudo muito simples e não tem mistério, esse modelo é para até três pessoas e conta com fogão, geladeira e pia, além das camas que são montadas, uma entre os sofás e outra na parte superior (se necessário, para nós serviu como bagageiro), também estão inclusos, acessórios básicos de cozinha, toalhas e kit cama com lençol, travesseiros e sacos de dormir que servem como cobertas. O carro é automático e qualquer pessoa habilitada para conduzir carros no Brasil pode dirigir uma dessas e até maiores nos EUA. Do mais, hora de embarcar com nossas bagagens e seguir em frente rumo ao desconhecido (rsrs), afinal estávamos sem roteiro definido, sabíamos apenas que o Yosemite National Park era nosso principal destino, então esse foi o ponto colocado no GPS e um querido Walmart no caminho para comprar comidas e bebidas para os primeiros dias. Como por lá roupa de cama são boas e baratas, a Beth decidiu comprar lençóis novos e uma coberta, assim aproveitamos para levar um jogo novo para casa além de dormir com tudo novinho, acabamos comprando também dois travesseiros por 9 dólares e a coberta compramos numa Ross Dess for Less (excelente loja para isso também).
Suprimentos para os seis dias e um jogo de cama novinho que depois veio para nossa casa.
Depois das compras feitas, pé na estrada para curtir as belas paisagens e pensar onde pernoitar na primeira noite. Tocamos em frente até chegarmos avistarmos a placa do Vista del Lago Visitor Center, pouco depois de Santa Clarita, um lugar incrível a apenas 100km de Los Angeles e que tem vista para o lago da Pyramid Dan, excelente local para uma pausa na viagem, para usar o banheiro, conhecer o Visitor Center e apreciar a linda paisagem.
Passamos mais de hora ali, comemos algo e decidimos onde iriamos pernoitar, para isso usamos bastante o app RV Parky, nele é possível pesquisar sobre todas as áreas de camping e outras relacionadas, como postos de gasolina, rest area (áreas de descanso), Walmart, etc. Vimos que um pouco a frente em Lebec-CA, havia um posto de gasolina Petros bem grande com uma excelente estrutura e estacionamento para RVs, então estacionamos lá e usamos o banheiro para nosso primeiro banho improvisado ali no vaso mesmo, com uma garrafinha de água, um pouquinho de sabonete, toalha e lenços umedecidos, essa técnica funcionou muito bem ali e em outros banheiros também rsrs.
Rede de postos com excelente estrutura para viajantes.
A nossa ideia inicial era usar academias de ginástica para treinarmos e tomarmos banho em seguida, há grandes redes nos EUA que tem unidades em toda cidade, dá para pagar um plano mensal que é bem barato e usar, mas por não termos o roteiro definido, não deu certo essa estratégia.
Seguimos viagem...
Como o Sequoias National Park, aquele com as maiores árvores do mundo, ficava antes, decidimos que no segundo dia iríamos dirigir até bem próximo do parque e pernoitar em um camping por aqueles lado, escolhemos o Horse Creek Campground, na cidade de Three Rivers-CA. Viajamos tranquilo nesse dia, passando por várias cidades, como Bakersfield, Tulare e Visalia, as estradas são lindas, não sabíamos o quanto a Califórnia é agrícola e menos ainda que nessa região há campos enormes de extração de petróleo, as paisagens impressionam e é tudo muito arrumado, tornando uma viagem muito agradável.
Chegando no camping, nos deparamos com um cenário de filme, um lago lindo em meio a montanhas, mas tivemos uma surpresa, como não consegui reservar pela internet, seguimos assim mesmo e demos com a cara na porta literalmente. Só aceitam reservas com no mínimo 24 horas de antecedência e não tinha ninguém na recepção. Enquanto pensávamos no que iríamos fazer, a Beth foi ao banheiro e graças a Kuga (campervan), uma moça com seu filho perguntaram se era eu que estava nela, disse que sim mas que teria que ir embora, ela me perguntou quantas noites pretenda ficar e quando disse que era só uma ela nos ofereceu uma vaga de familiares que chegariam apenas no outro dia… nem acreditamos! Ficamos lá, fizemos amizade com os familiares e amigos (estavam em mais de 20), comemos com eles e curtimos aquele fim de tarde no paraíso sem gastar nenhum tostão. Puro golpe de sorte, não aconselhamos de forma alguma, é decepcionante e desanimador ficar sem ter onde dormir rsrs.
Por fim foi maravilhoso, acendemos a fogueira, fizemos um hamburger, comemos bem, dormimos bem, mas conversando com o pessoal descobrimos que o Sequoias Park estava fechado devido a neve e chuvas das últimas semanas, então se quiséssemos conhecer as Sequoias, teríamos que voltar e entrar pelo Kings Canyon, que é outro famoso parque e com uma estrada que liga com o Sequoia, de qualquer forma não daria para conhecer os principais pontos do Sequoias. Fizemos isso, colocamos no GPS o Kings Canyon cortando bem pelo interior, por estradinhas simples e desertas, o que nos custou caro pois nossa gasolina estava baixando conforme subíamos a montanha, chegando próximo da entrada do parque havia um trânsito de quilômetros, então foi difícil, mas tomamos a decisão de abandonar o parque e seguir para próximo do Yosemite National Park, que era nosso principal destino.
Partimos para Mariposa-CA, uma cidadezinha linda, com cara de antiga e considerada o portal de entrada de Yosemite. Pernoitamos na rua, próximo a uma rest area já que nela havia placas que era proibido overnight (pernoitar), usamos o banheiro de lá, comemos uma pizza muito boa no Pizza Factory e dormimos de boa, esfriou um pouquinho na madrugada, acordamos cedo e partimos para o parque.
A estrada é linda, margeando um rio até chegar a entrada do parque. De Mariposa até Yosemite dá mais ou menos 1 hora, porém estávamos no meio do feriado do Memorial Day e tinha pequeno trânsito. A dica é: Se programe para chegar no parque o mais cedo possível! Deveríamos ter saído às 5h da manhã.
Yosemite é um cenário de filme de Hollywood! Lindo, lindo, lindo… a cada curva é um uau seguido de minha nossa senhora, quase que nem parece real, foi incrível conhecer. Passamos pelo Tunnel View que leva a um vale incrível, El Capitan, Horsetail Fall, Clouds Rest, Half Dome, Sentinel Rock, Cathedral Rocks e Bridalveil Fall, todas estas atrações juntas para formar uma foto panorâmica de tirar o fôlego.
Existem muitas trilhas de diferentes graus de dificuldade, nós fizemos uma das mais curtas que leva a Yosemite Falls, não tem como explicar a beleza do caminho, estava cheio de gente, mas nada atrapalha a beleza do lugar, não tínhamos tempo para se aventurar em outras trilhas, então caminhamos e descansamos contemplando as paisagens que só pessoalmente é que nos damos conta das maravilhas da natureza presentes naquele lugar.
Partimos de Yosemite com gostinho de quero mais e pegamos a estrada sem pressa, sentido Pismo Beach pois decidimos que não poderíamos ir embora da Califórnia sem passar pelo litoral, curtimos um pouco essa cidade que conhecemos a alguns atrás, ficamos um pouco no pier e seguimos para Santa Bárbara para curtir o entardecer e comer um hambúrguer na beira da praia, dormimos por lá e no dia seguinte, nos restava Malibu e Santa Mônica. O tempo amanheceu nublado, mesmo assim seguimos com nossa Kuga Campervan até Malibu, visitamos o pier, tiramos fotos, vimos os surfistas e seguimos para Santa Monica, o pier de lá é o mais famoso da Califórnia, e não é por acaso é muito legal mesmo! Um verdadeiro parque de diversões, com direito a restaurantes e roda gigante, sem falar na estrutura para exercícios na areia da praia bem ali ao lado, muito muito legal para quem gosta, eu mesmo tive que me pendurar nas famosas argolas que tem lá e foi uma experiência inesquecível.
Saímos correndo literalmente, pois ficamos tão empolgados ali que quase perdemos a hora da devolução da campervan lá na Travellers Autobarn.
CONCLUSÃO!
A Califórnia é um destino maravilhoso, tem milhares de coisas para se fazer e para conhecer, desde o litoral até as montanhas com seus parques difíceis de descrever de tão lindos. A campervan é uma fantástica forma de viajar e visitar destinos maravilhosos, contudo, é necessário acima de tudo uma boa programação!
Não viaje sem um roteiro muito bem estudado, a menos que realmente não se importe com os detalhes e que esteja com tempo de sobra, caso contrário perde-se muito tempo pensando e pesquisando o que fazer e onde dormir, sem falar na grande chance de abandonar alguma atração que gostaria muito de fazer, assim como aconteceu com a gente. Essa viagem na Kuga Campervan, foi memorável, a Beth superou o paradigma de não ter banheiro, se virou super bem, ficamos sentidos por não ter programado tudo direitinho e aprendemos que dedicar tempo se programando e montando o roteiro antes da viagem sempre vai ser a melhor escolha.
Para saber mais sobre nossas viagens e para ter dicas de ouro, segue fale com a gente no Instagram @canseiviajei.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente